Welcome Party: 22-04-2008

Ontem foi um dia cheio, por isso só estou escrevendo hoje. Para ir para o trabalho, sigo pela linha amarela de metrô até Florenc, e depois troco para a linha vermelha e desço em Kobylisy. Claro, no primeiro dia desci do lado errado da estação e tive que sair perguntando onde era o teatro, meu ponto referência. Felizmente, não cheguei atrasado, e na empresa ninguém liga muito pra isso. Meu chefe é o Martin, e é assim mesmo que eu o chamo. Ele fundou a empresa há 6 anos junto com o irmão, e hoje a empresa tem em torno de 15 funcionários (alguns ficam alocados em clientes). Como o Martin mesmo disse, a empresa faz virtualmente de tudo, só depende do que aparecer. Depois criar meu login e configurar algumas coisas na minha máquina (que roda Ubuntu), conversamos sobre o que vai ser feito. Primeiramente vou fazer uma migração de uma aplicação bancária (Ceska Sporitelna, sem diácrito) que roda em BEA Weblogic 8.1 para a versão 10 do servidor. Isso inclui basicamente tudo, então o primeiro passo é instalar os servidores e a aplicação no servidor antigo para começar a migração. Como nunca mexi em Weblogic e o Linux é um ambiente um tanto “especial”, estou fazendo isso até agora. Meu horário vai ser flexível e tem um restaurante ali perto, com quem estou indo almoçar com os outros. A empresa parece um tanto agradável, dá pra entender tranquilamente o inglês de todo mundo e minha atividade é bem diferente das quais estava habituado. Detalhe: todo mundo entra, tira o casado e os sapatos e trabalha de sandália ou chinelo. Na hora de sair, coloca tudo de novo e sai. De almoço, frango coberto com purê de batata e queijo. Os pratos aqui são pequenos, já mencionei isso? Pelo menos não vou gastar muito com alimentação. Amostra grátis de aula de tcheco: laranja = pomeranc.

No caminho para casa passei no mercado e gastei um dinheiro básico. Passei numa academia pra ver quando custava, mas a atendente não falava inglês. Falei com um cliente mesmo, e ele disse que é 600 Kc por mês, em torno de R$ 60. Ele disse que é um preço barato, e dificilmente vou achar valores mais baixos.

Tinham marcado uma welcome party em casa às 20h30. Cheguei e atendi uma ligação beeeem longa e muito especial, adorei. Daí começou a chegar um monte de gente, e encontrei representantes dos seguintes países: República Tcheca, Eslováquia, Itália, Índia, Turquia, Hungria, Alemanha, Macedônia e Brasil (dois brasileiros vieram, o Bruno e o Felipe). Trouxeram limão mas não tinha nada pra bater e fazer caipirinha, e caipirinha na segunda-feira não cai muito bem, de modo que ficou pra próxima. Conversei bastante e depois todo mundo vazou sem deixar muita bagunça (o pessoal aqui arrumou a maior parte, principalmente o indiano). Como eu estava meio podre, não escrevi nada e fui dormir depois de bater um papo com o pessoal aqui de casa.

Hoje o dia foi bem simples: sai do lado certo da estação de metrô e lutei bastante contra o Linux e o Weblogic. Comi tipo um frango com creme de queijo e uns negócios fritos bem incógnitos e gordurosos, mas gostosos. Tentei habilitar meu telefone pra usar os serviços do Jaxtr (www.jaxtr.com), mas parece que não funcionou. Voltei pra casa e fiquei acessando a net do lado de fora do flat, pesquisando como são os bancos aqui (tenho que escolher um pra abrir minha conta mas ninguém da AIESEC soube me dar uma opinião decisiva; se fosse no Brasil eu falava ‘abre no Banco do Brasil e pronto e acabou’; e aqui cobra-se tudo, só falta cobrar pra olhar pro banco…). Vamos ver como vai ser amanhã, pretendo passar num shopping depois do trabalho para fazer compras. Até mais!

Deixe uma resposta

