Ambientando: 17-04-2008

Hoje acordei cedo, 4h30 já estava desperto. Tomei alguma coisa, me vesti até a alma (camiseta + 2 blusas + jaqueta + 2 calças + luvas + cachecol) e fui para a estação Florenc. Achei a Jenny bem rápido e fomos pra polícia fazer o tal registro. Ela me trouxe uma jaqueta de frio dela, que parecia muito boa. Só a devolvi porque ela tinha o forro rosa-choque, além de uns outros detalhes que me fariam parecer uma menininha. Tivemos alguma dificuldade para achar a polícia e quando chegamos lá era perto das 6h, e tinha sei lá, umas 200 pessoas na nossa frente (felizmente nem todas eram estrangeiros que iam se registrar). Aqui na República Tcheca os estrangeiros devem estar registrados em algum endereço, e todos devem contratar um seguro saúde válido por toda a estadia aqui. Esperamos até as 8h e a fila começou a andar. Empurrei bastante gente e passei na frente de vários, acho que isso ajudou a não demorar mais pra entrar. Subimos e pegamos uma senha, que indicava que havia “só” 45 pessoas na nossa frente. Esperamos até 12h30 meio dormindo sentados no chão. Como eu já não tinha dormido muito nas noites anteriores, você pode imaginar o estado em que me encontro agora.

Ok, fizemos o registro apesar de uns problemas com meu endereço e saímos correndo (literalmente) para pegar um ônibus. A Jenny tinha que ir para a prova (chegou atrasada e só teve 40 min pra fazer tudo) e eu só queria ir para casa. Peguei o metrô e cheguei em casa lá pelas 13h30. Comi uns sanduíches de presunto e queijo (praticamente sem diferenças em relação aos equivalentes brasileiros), arrumei umas coisinhas e fui dormir ouvindo Tears for Fears. Dormir foi fácil, mesmo com a cortina aberta nem vi nada. Acordei às 16h quando estava tocando The Animals – Talkin’ ‘Bout You, uma música bem porquinha, o que me fez acordar assustado. Arrumei tudo e fui encontrar a Jenny na universidade. Ela foi procurar o endereço do correio e eu fiquei usando a internet por uns 20 min. Havia tantos emails que só pude dar umas respostas curtas. Uma coisa estranha é o teclado tcheco: algum “brilhante” tcheco teve a idéia de trocar o Y e o Z de lugar…. e tem umas combinações de teclas para fazer as letras com aqueles símbolos estranhos em cima (símbolos que complicam toda a pronúncia, tem alguns sons que eu não consigo fazer). Como o Perdido não me mandou o endereço dele na Estônia, não pude mandar o pacote. Saímos (correndo de novo…) e fomos para o correio, a Jenny tinha que postar algumas coisas. Daí fomos na loja da Vodafone na Wenceslau Square (Václavské náměstí para os nativos) e compramos o simcard, mas tive que pegar um plano pré-pago comum, pois pra pegar o pós-pago tinha que corrigir o problema com meu endereço antes e é melhor ter um número pré-pago do que esperar corrigir e ficar sem até lá. O minuto pra outros celulares Vodafone é 2.98 CZK e pra outros é 7.12 CZK, mensagens custam 2.38 CZK independente do destino (podem me mandar mensagens for free pelo site http://www.vodafone.cz, escolham English Version e Send SMS no topo da página). Uma coisa que eu achei ruim é que tem um imposto chamado VAT (acho que tem em toda a Europa ou pelo menos em toda a União Européia) de 19% em cima dos preços. Todos os preços que eu colocar aqui já terão o VAT incluído (afinal, não adianta nada colocar os preços sem o imposto se eu tenho que pagar o imposto). Vou tentar ver se existe alguma coisa referente a restituição de algum imposto, mas acho difícil já que vou ficar por um ano aqui.

Václavské náměst

Amanhã vou na 1.PF pra eu conhecer a empresa. Até mais!

Uma resposta to “Ambientando: 17-04-2008”

  1. Pri Says:

    hahahah como assim vc naum kis a jaqueta com forro rosa-choque?? E como assim nem tirou uma fotenha???

    pqp, dificil fazer esse registro na policia…

    Ah… deve ter algo de restituição de imposto sim…

    E meu, imposto cobrado “na hora” é uma merda pq vc tem q fik fazendo as contas e vc nunk paga qto ta “escrito na etiqueta”… por outro lado, vc tem certeza de que imposto ta pagando…😛

    Vc nem devia ter contado q tem versao ingles do site da vodafone… pra elas ficarem q nem eu, retardadamente tentando entender akelas coisas doidas escritas pra achar o trem de mandar sms… :S

    Ahhhh…. qdo vc vai vir dormir no meu sofa????😛

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: